MÉTODOS INOVADORES PARA APRIMORAR A SAÚDE EM JUATUBA

O município de Juatuba está investindo em Práticas integrativas e complementares para a população. Os profissionais da equipe multiprofissional realizam Dança Sênior, Constelação Familiar Sistêmica e ginástica na Atenção primária à Saúde e os resultados estão sendo excelentes.

No caso da “Dança Sênior”, um estudo feito na Associação Brasil Parkinson (ABP) concluiu que os idosos com a doença que participavam de grupos da dança apresentaram melhores resultados na realização das múltiplas tarefas, considerado algo difícil para essas pessoas.

Criada na Alemanha em 1974, a Dança Sênior foi trazida ao Brasil em 1978 e trabalha, de forma lúdica, movimentos simples, rápidos ou lentos, com músicas ritmadas e pode ser feita sentada ou em pé e com o uso de acessórios. É realizada em grupos ou individualmente e, apesar de ainda pouco difundida no Brasil, traz inúmeros benefícios aos idosos, como:

  • Melhora a coordenação motora
  • Proporciona bem estar físico e emocional
  • Melhora a força muscular
  • Melhora a flexibilidade
  • Melhora a postura
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a qualidade de vida do idoso
  • Ativa a mobilidade
  • Ativa a memória, a compreensão e a capacidade de aprendizagem
  • Promove a integração social

A “Constelação Familiar” é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida. As dinâmicas são feitas em grupo. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família.

A sistema de saúde de Juatuba busca práticas que vão de encontro aos anseios da população. A excelência dos serviços é buscada diariamente. A Sra. Wilma Marques Rezende uma das usuárias das práticas complementares disse um dos benefícios foi tirar a ‘ferrugem’. “Eu fiquei parada 2 anos devido à pandemia, mas agora estou aproveitando o máximo. A prevenção é saúde, é o jeito de viver o corpo e a mente sãos.

Também a ginástica na Praça com a professora Jeane Lúcia Campos, está reunindo várias pessoas. Os encontros são as terças-feiras às 07h30 min – UBS Francelinos; terça-feira às 08h30 min – UBS Samambaia; quarta e sexta-feira às 08h – Poliesportivo (Centro); quarta-feira às 10h – UBS Braúnas; quinta-feira às 08h – Centro Social de Boa vista; quinta-feira às 10h – UBS Bela Vista 2.

DEZENAS DE RUAS FORAM PAVIMENTADAS EM VÁRIOS BAIRROS

A gestão municipal recebeu o município com uma grande quantidade de ruas sem pavimentação. Mais de 800 ruas estavam sem condições mínimas de circulação, mas esta realidade vem mudando significativamente. Dezenas de ruas já receberam melhorias. Nos bairros. Jardim Leme, Vila Maria Regina, Canaã, Cida Nova, Cidade Nova 2, Cidade Nova 3, Cidade Satélite, Veredas da Serra, Villa Vern, Castelo Branco, Residencial Dona Francisca, Residencial Ilhéus, Jardim Baviera, Coqueiro Verde e Granjas Alvorada, os moradores estão sentindo a felicidade de mais conforto, segurança e valorização dos imóveis.

Para o autônomo José Geraldo Pires, morador do Bairro Cidade Satélite, as obras estão fantásticas. “A pavimentação e a drenagem beneficiam todos os moradores do bairro e para a cidade também. Eu agradeço muito pelos benefícios que recebemos aqui!”. Disse Geraldo.

As próximas obras serão direcionadas pelo resultado do próximo “Orçamento Participativo (OP), instrumento de justiça social onde a democracia é exercida. As reuniões serão reiniciadas em breve, já que a vacinação contra a COVID-19 avançou em Juatuba.

DIA DE LAZER E MUITA ALEGRIA EM JUATUBA

A Prefeitura Municipal de Juatuba através da Divisão de Cultura realizou um ‘DIA DE LAZER’ em comemoração ao Dia das Crianças no Ginásio Poliesportivo Municipal. O evento foi realizado no sábado, 16 de outubro com apoio da valorosa Policia Militar de Minas Gerais e dos fiscais sanitários municipais que fizeram a medição da temperatura corporal e forneceram álcool para assepsia das mãos dos participantes. Foram momentos de muita alegria, integração e diversão. As crianças que durante muito tempo não saíam de casa para brincadeiras em grupo ganharam um dia extremamente agradável com suas famílias e colegas.

As crianças se divertiram bastante com as dinâmicas, músicas, touro mecânico, mesa de totó, piscina de bolinhas, pula pula, pintura facial, futebol de sabão, escorregador, oficina de slime e ainda se deliciaram com pipoca e algodão doce. O evento ainda contou com transporte gratuito dos cidadãos para facilitar a participação no evento.

JUATUBA ESTÁ NA VANGUARDA DO SISTEMA E-SUS

Juatuba ficou em primeiro lugar dentre os 853 Municípios em Minas Gerais no Cadastro da População no Sistema e-SUS, que é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar o registro de informações dos atos realizados na Atenção Básica (AB) em nível nacional. O e-SUS (AB) faz parte da estratégia de informatização do processo de trabalho e da qualificação da informação.

A Saúde em Juatuba avança na prestação de serviços e figura como destaque na informatização da Atenção Básica no Estado. Através desse diagnóstico, o município pode melhorar os serviços e receber mais recursos financeiros.

O Prefeito Antônio Adônis Pereira determinou a compra dos tablets para as ACS (Agente Comunitário de Saúde), e computadores para as Unidades Básicas de Saúde, para que o cadastro pudesse ser realizado de forma célere.

Através de uma força tarefa conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Poder Executivo e as profissionais envolvidas no processo, foi possível realizar um planejamento estratégico para que as metas de cadastro no e-SUS fossem alcançadas.

A Secretaria de Saúde Amélia Augusta, afirma que o sucesso nessa empreitada apenas foi possível devido aos esforços de uma equipe comprometida com a Saúde no Município e focada no Bem estar das Pessoas, buscando soluções inovadoras, práticas e abrangentes.

TALENTO DE JUATUBA BRILHOU MAIS UMA VEZ NO TAEKWONDO

Com muita disciplina, coragem e determinação, a atleta Aisha Felícia Fontes Melo Frias disputou a 13º Copa América de Taekwondo na Cidade de Arujá – São Paulo.  Somando vários ingredientes a jovem cidadã de Juatuba conquistou o lugar mais alto do podium. Em sua bagagem vieram medalhas de ouro e prata, além de muito orgulho para a cidade de Juatuba.

A jovem Aisha, recém-graduada na faixa ‘azul’ conquistou uma medalha de ‘ouro’ na categoria Kyorugui (luta) – Infantil Feminino até 37 kg vencendo uma atleta pernambucana faixa ‘preta’ por 2 hounds a zero. A medalha de ‘prata’ veio na categoria poomsae com uma excelente nota 4,93.

Aisha disse ter ficado apreensiva quando surgiu a oportunidade de lutar com uma atleta com faixa preta, mas seguiu confiante. “Meu Mestre Gabriel pediu autorização para minha mãe e fui para a luta confiando na minha dedicação durante 04 anos. Mantive a calma sem me preocupar com o resultado final. Fiquei feliz e surpresa com minha atuação, pois venci por 8×0 e conquistei a medalha de ouro. No poomsae não tive muito tempo para treinar e memorizar os movimentos da faixa azul me graduei apenas no dia 24 de setembro de 2021, confesso que fiquei um pouco apreensiva, mas deu tudo certo. Agradeço também a prefeitura e particularmente ao prefeito Adônis por todo apoio.” Comentou Aisha.

Um dos responsáveis pelo sucesso de Aisha é o competente Mestre Gabriel Ferreira Sampaio faixa preta 4º Dan. Os treinos técnicos foram intensos e muito bem estruturados. Também sua mãe, a Senhora Bianca Fontes Melo disse que houve muita dedicação de Aisha aos treinos durante o período de pandemia.

Um dos incentivadores de Aisha, o Prefeito Antônio Adônis Pereira, disse estar extremamente feliz com mais esta conquista da atleta, que já coleciona várias medalhas no Taekwondo. Adônis reafirmou seu o compromisso de estar sempre próximo às atividades desportivas no município. “Aisha é uma vencedora e merece cada vez mais sucesso como desportista. Fico muito feliz com mais uma grande exibição e com as medalhas conquistadas.” Disse Adônis.

A Prefeitura de Juatuba parabeniza esta grande cidadã  Aisha Felícia Fontes Melo Frias pelas conquistas!

TAEKWONDISTA DE JUATUBA VAI BUSCAR VITÓRIAS EM SÃO PAULO

O prefeito Antônio Adônis Pereira e o Secretário de Esportes Leandro Moreira receberam nesta quinta-feira (30), a Atleta Aisha Felícia Fontes Melo Frias e sua mãe, a Senhora Bianca Fontes Melo. A jovem taekwondista irá representar Juatuba na 13º Copa América de Taekwondo na Cidade de Arujá – São Paulo.
O Torneio acontecerá nos dias 09 e 10 de Outubro de 2021.
Aisha é medalhista no Festival Mineiro da modalidade, e disputará nas categorias poomsae e Kyorugui.
Aos onze anos de idade, a atleta demonstra maturidade ao dizer que vai buscar medalhas, mas entende que o mais importante é estar em alto nível de competição para agregar cada vez mais experiência em sua vida de atleta.
O Secretário da pasta de Esportes, Leandro Moreira, afirma que Aisha é motivo de orgulho para todo o Município, sendo inspiração para outros jovens caminharem para as atividades esportivas.
O Prefeito Antônio Adônis, reafirma o compromisso de estar sempre próximo às atividades desportivas, salienta ainda que o município se esforça para fomentar o Esporte em suas várias modalidades.
A Senhora Bianca Fontes Melo, Mãe de Aisha, relata a importância do Esporte na vida de sua filha, e disse: “Agradeço a gestão pelo apoio. Aisha tem um ótimo rendimento escolar e o esporte tem contribuído bastante, pois é conexão com a Saúde e qualidade de vida!”

JUATUBA VÔLEI CONTINUA BRILHANDO

O prefeito Antônio Adônis Pereira recebeu nesta quinta-feira (30), os atletas do Juatuba Vôlei que disputaram a 16º Copa Minas através de um convite realizado pelo Minas Tênis Clube. As modalidades Sub15, Sub16 e Sub17 disputaram o certame. A equipe Sub16 conquistou a medalha de Bronze com o terceiro lugar.
O Atleta Michael Quirino, morador do bairro Cidade Satélite em Juatuba, foi premiado como o melhor Bloqueador da 16º Edição da Copa Minas.
O Treinador Geraldo Corgozinho se enche de alegria e afirma: “Hoje temos aproximadamente 80 alunos (Atletas), que participam do projeto. Esses 80 jovens serão multiplicadores do esporte em nosso município, sendo inspiração para outros adolescentes. Nossa bandeira é: Quantidade, Qualidade e Respeito!”
O Secretário da pasta de Esportes, Leandro Moreira reitera a importância dos atletas focarem nos estudos de forma concomitante aos treinamentos esportivos.
O Secretário de Governo Marco Antônio falou sobre a importância em defender a Bandeira do Esporte, dizendo que a dignidade é a veste do desporto.
O Prefeito Antônio Adônis reforça a ideia de fomentar o Esporte em várias modalidades para que possamos propiciar um futuro mais aprazível para os Jovens Juatubenses. Afirma ainda que o Esporte em nosso município, é um grande Projeto Social que contempla a juventude e salva os nossos jovens das mazelas sociais.
O Atleta Michael Quirino agradece o apoio da Prefeitura e a oportunidade em treinar e fazer parte da equipe do “Juatuba Vôlei”

DEZENAS DE RUAS PAVIMENTADAS EM JUATUBA

Com muito trabalho, planejamento e responsabilidade orçamentária, a gestão municipal avança nas obras de pavimentação. Já são dezenas de ruas prontas, outras em processo de finalização e milhares de pessoas beneficiadas em vários bairros de Juatuba. O trabalho não para, em breve as melhorias chegarão a outros locais.

 

REGIÃO DE FRANCELINOS EM BREVE TERÁ UMA SUBPREFEITURA

A obra para reforma e ampliação de um imóvel municipal localizado na Rua: Moacir Alves nº 63, Região de Francelinos vai se transformar em breve, num importante equipamento público. A função será atender as demandas dos cidadãos, sem a necessidade de um deslocamento ao Centro da cidade. No local será instalada uma Subprefeitura, onde os moradores poderão realizar protocolos diversos integrados ao sistema central do município. Serão disponibilizadas máquinas e servidores para um atendimento mais ágil ao cidadão. Poderão ser solicitados todos os serviços inerentes a administração com mais economia de tempo e recursos.

OBRAS FUNDAMENTAIS EM JUATUBA

Obras essenciais estão acontecendo por toda cidade de Juatuba. O Bairro Cidade Nova 1 está passando por uma profunda e necessária intervenção para contenção de encosta. As obras estão aceleradas e em breve o trânsito será restabelecido com segurança para todos.

Menu
EnglishPortugueseSpanish
Aumentar Fonte
Alto Contraste