1. Início
  2. Sem categoria
  3. MÉTODOS INOVADORES PARA APRIMORAR A SAÚDE EM JUATUBA

MÉTODOS INOVADORES PARA APRIMORAR A SAÚDE EM JUATUBA

O município de Juatuba está investindo em Práticas integrativas e complementares para a população. Os profissionais da equipe multiprofissional realizam Dança Sênior, Constelação Familiar Sistêmica e ginástica na Atenção primária à Saúde e os resultados estão sendo excelentes.

No caso da “Dança Sênior”, um estudo feito na Associação Brasil Parkinson (ABP) concluiu que os idosos com a doença que participavam de grupos da dança apresentaram melhores resultados na realização das múltiplas tarefas, considerado algo difícil para essas pessoas.

Criada na Alemanha em 1974, a Dança Sênior foi trazida ao Brasil em 1978 e trabalha, de forma lúdica, movimentos simples, rápidos ou lentos, com músicas ritmadas e pode ser feita sentada ou em pé e com o uso de acessórios. É realizada em grupos ou individualmente e, apesar de ainda pouco difundida no Brasil, traz inúmeros benefícios aos idosos, como:

  • Melhora a coordenação motora
  • Proporciona bem estar físico e emocional
  • Melhora a força muscular
  • Melhora a flexibilidade
  • Melhora a postura
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a qualidade de vida do idoso
  • Ativa a mobilidade
  • Ativa a memória, a compreensão e a capacidade de aprendizagem
  • Promove a integração social

A “Constelação Familiar” é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida. As dinâmicas são feitas em grupo. Durante a sessão são recriadas cenas que envolvam os sentimentos e sensações que o constelado sente sobre sua família.

A sistema de saúde de Juatuba busca práticas que vão de encontro aos anseios da população. A excelência dos serviços é buscada diariamente. A Sra. Wilma Marques Rezende uma das usuárias das práticas complementares disse um dos benefícios foi tirar a ‘ferrugem’. “Eu fiquei parada 2 anos devido à pandemia, mas agora estou aproveitando o máximo. A prevenção é saúde, é o jeito de viver o corpo e a mente sãos.

Também a ginástica na Praça com a professora Jeane Lúcia Campos, está reunindo várias pessoas. Os encontros são as terças-feiras às 07h30 min – UBS Francelinos; terça-feira às 08h30 min – UBS Samambaia; quarta e sexta-feira às 08h – Poliesportivo (Centro); quarta-feira às 10h – UBS Braúnas; quinta-feira às 08h – Centro Social de Boa vista; quinta-feira às 10h – UBS Bela Vista 2.

Menu
EnglishPortugueseSpanish
Aumentar Fonte
Alto Contraste