19 de maio de 2017

Plano Diretor: Discussões nos bairros

A revisão do Plano Diretor de Juatuba avança e a cidade participa. Na audiência pública realizada na última quarta-feira (17), na Câmara Municipal, representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da sociedade civil discutiram sobre o que já existe e o que precisa ser melhorado na cidade.

Os encontros para discussão do novo Plano Diretor vão continuar. As reuniões semanais do Grupo de Acompanhamento (GAs), composto por representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil, serão realizadas até março de 2018. Também dentro desse período serão realizadas oficinas de leitura coletiva em vários bairros de Juatuba. Já estão agendadas as oficinas: Dia 30 de maio, no Centro Social de Boa Vista. No dia 06 de junho a oficina será na Escola Municipal Maria Cândida, em Francelinos, e no dia 13 de junho, na Escola Municipal Juquita Firmino, no Braúnas. Outros agendamentos serão feitos. Depois desses encontros as propostas para o novo Plano Diretor serão elaboradas. O documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores para votação em 2018.

A lei do Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, deve ser construída de maneira coletiva e participativa, com reuniões e consultas públicas, para que o cidadão possa participar com suas propostas, junto com a administração pública municipal.

Oficinas para levantamento das propostas para o novo Plano Diretor.