Close

13 de abril de 2017

Novos médicos para Juatuba

Começaram a trabalhar, nesta quarta-feira (12), dois novos médicos em Juatuba: Dra. Daily Margarita Martinez e Dr. Walter Perez Ramirez. Eles, que são especialistas em saúde da família, são cubanos e ambos da cidade Holguín. Os dois vieram por meio do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.

A chegada dos dois médicos em Juatuba significa ganhos para o município: Além do reforço no quadro da equipe médica, a Prefeitura tem também ganho financeiro: Vai economizar quase R$1 milhão por ano em salários se tivesse que custear os médicos.

Os médicos cubanos já realizaram várias consultas neste primeiro dia de trabalho: A Dra. Daily, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Samambaia, e o Dr. Walter, na UBS da Vila Maria Regina (Icaraí). E, ao contrário do que se pode pensar, a comunicação com os pacientes não foi problema e só tende a melhorar, segundo eles. É que antes de virem para o Brasil, os médicos passaram por treinamento em Cuba, também com relação ao nosso idioma. Para a Dra. Daily Martinez esse primeiro dia de trabalho foi muito bom, não houve dificuldade na comunicação com os pacientes. Sobre Juatuba, a médica diz que a cidade é muito tranquila. A mesma opinião é do Dr. Walter Ramirez, que acrescenta ser Juatuba uma bela cidade.

Aprovação da população

Pessoas que estavam nas UBSs aprovaram os novos médicos, como Rosângela Tinoco, 60 anos, aposentada, moradora do bairro Samambaia: “Acho muito boa a vinda deles. Médicos de fora costumam ser melhores. Vai melhorar ainda mais o atendimento aqui, que já é bom. Minhas consultas e exames têm sido marcadas com rapidez”, afirma. Na UBS da Vila Maria Regina, Karollinny Kettenny, 21 anos, estava marcando uma consulta e gostou da novidade: “Será a primeira consulta minha com um médico estrangeiro, mas acho boa a notícia da chegada do médico, tranquilo pra mim”, disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Cinthya Pedrosa, a vinda dos dois médicos completa um quadro de 100% de cobertura médica na atenção básica à saúde. Todos os postos, agora, estão completos em Juatuba: “É um grande avanço para nós”, diz a secretária. A medicina cubana é referência em todo o mundo. Por isso, profissionais da saúde do país estão espalhados por quase todos os países.

Dona Rosângela Tinoco, moradora do bairro Samambaia: “Acho muito boa a vinda deles.”


Karollinny Kettenny, da Vila Maria Regina, gostou da novidade: “Tranquilo pra mim”, disse.

Secretaria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *