Close
Acesso Rápido

13 de março de 2018

Juatuba sem drogas

A prefeitura de Juatuba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Defesa Social e Juventude, lançou no município o projeto “Juatuba Sem Drogas”. O objetivo do projeto é transformar-se em uma ferramenta para a comunidade, de combate as drogas, por meio de ações de prevenção e repressão ao uso de substâncias lícitas e ilícitas.

O Projeto, chefiado pela Coordenadoria Antidrogas da Secretaria de Segurança, será dividido em três fases: Administrativas, Prevenção e Orientação.

No primeiro momento serão definidas as Diretrizes Administrativas, com a criação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPOD), bem como a criação do Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas (FUMPOD) e a criação da semana municipal Antidrogas, visando o fomento e incentivo à programas de prevenção próprios ou adaptados a realidade do município em articulação com o Estado.

A principal fase do projeto é a Prevenção e consiste em educar e informar a população de Juatuba sobre os malefícios do uso de Drogas principalmente por Crianças e Adolescentes. Já estão sendo realizadas visitas aos estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas para a distribuição de materiais educativos e orientações sobre a proibição de venda e consumo destas bebidas a crianças e adolescentes, conforme previsão do artigo 243, do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA.

Serão oferecidas palestras em instituições de ensino alertando sobre  o prejuízo causado pelo consumo destas Drogas e também criar programas específicos voltados às crianças e adolescente, bem como capacitar voluntários da rede pública e da sociedade civil para atuarem como multiplicadores em seu local de trabalho e na comunidade.

A prevenção é o principal objetivo desse projeto, todavia, há também a necessidade de suporte adequado para aqueles que já são dependentes dessas substâncias, assim como, suporte aos seus familiares.