26 de abril de 2017

Juatuba inclui educador físico na equipe do NASF

A Prefeitura Municipal de Juatuba acaba de realizar um processo seletivo simplificado para ampliação da equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A equipe, que antes contava com assistente social, farmacêutico, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, agora possui também educadores físicos.

Essa ampliação do quadro de profissionais do NASF representa um avanço para a Atenção Básica à Saúde do município, pois permite o aumento da oferta de serviços e de ações de prevenção e promoção à saúde e também o fortalecimento do vínculo da comunidade com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família.

A inclusão dos Educadores Físicos no NASF reforça a importância da atividade física para a melhoria da situação de saúde da população, pois contribui para prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida, dentre vários outros benefícios. O trabalho será realizado em grupos de atividades físicas, utilizando os espaços e equipamentos da própria comunidade, como escolas e igrejas, por exemplo, o que contribui também para aproximar esses profissionais da realidade da população local e promove a integração social.