Close

5 de maio de 2017

Juatuba forma eletricistas prediais

Juatuba forma 35 novos eletricistas prediais em curso gratuito realizado em parceria entre Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Sesi/Senai/Fiemg. Os certificados foram entregues nesta quarta-feira (26.04).

O curso, totalmente gratuito, foi realizado no Espaço Bem Me Quer e teve duração de um mês. Participaram 35 pessoas. O instrutor do curso, Júnior Eustáquio dos Santos Silva, afirma que o objetivo do curso foi alcançado: “Aqui o objetivo inicial era auxiliar o eletricista no planejamento dos serviços de instalações elétricas prediais, na preparação, instalação e distribuição de circuitos elétricos em baixa tensão. Mas, o que vi foi uma grata surpresa: Mais da metade dos alunos teve aproveitamento acima de 80% e todos disseram que gostariam de fazer outros cursos como esse. Tivemos participação de mulheres e elas terminaram com notas melhores do que as dos homens. E isso é bom para elas, pois é uma tendência do mercado atual da construção civil: Empregar mais mulheres. Hoje todos saem daqui capacitados para trabalharem como eletricistas prediais”, avaliou o instrutor.

Os novos eletricistas terminaram o curso confiantes: Maria Barreto Santos, 36 anos, está desempregada. Fazer o curso, segundo ela, renova sua esperança de conseguir logo um emprego: “Aproveitei essa oportunidade por estar desempregada e para adquirir mais conhecimento e melhorar meu currículo. Não fiquei inibida em meio a tantos homens, gosto de desafios”, disse. Opinião parecida é a de Warley Cristiano Braga, 18 anos: “Eu quis fazer o curso porque estou sem trabalho. Agora tenho um diferencial a mais, estou apto a conseguir um emprego nessa área”, afirma Warley, que pretende cursar Engenharia assim que terminar o Ensino Médio. Outro que fez o curso e sai esperançoso é Wanderson Pena Santos, 37 anos. Ele, que é mecânico industrial e está desempregado. Wanderson acredita que esse curso vai ajudá-lo na busca por mais oportunidades profissionais: “Com a crise atual no país, temos que nos atualizar, temos que buscar mais opções de trabalho”, conclui.

O vice-prefeito Alcides Osório (Cidinho), que participou do encerramento do curso, destacou o fato de Juatuba estar crescendo: “Novas empresas estão se instalando na cidade, o que gera novos postos de trabalho. E as vagas, certamente, serão de vocês que estão aqui”, disse Cidinho. O secretário de Assistência Social, Heraldo Andrade, confirmou que já cadastrou pedidos de outros cursos profissionalizantes. Segundo ele, a parceria com Sesi/Senai/Fiemg vai continuar e possibilitar a realização de novos cursos.

Secretaria de Comunicação