Close
Acesso Rápido

17 de julho de 2017

ENCCEJA certificará ensino fundamental e ensino médio em 2017

A partir de 2017 o ENEM não certificará mais para a conclusão do Ensino Médio. Assim a função de certificação do Ensino Médio retornou para o Encceja, (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como ocorria até 2009 e agora também será aplicado para a certificação do Ensino Fundamental.

O Encceja é voluntário, gratuito e tem como objetivo certificar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. Dessa forma, as pessoas que desejam pleitear a certificação do Ensino Fundamental precisam ter no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas. As pessoas que desejam ter a certificação do Ensino Médio precisam de no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado, em 2017, no Brasil e no exterior e tem previsão de publicação do edital no dia 24 de julho, com inscrições de 7 a 18 de agosto que poderão ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira) www.inep.gov.br, e a aplicação das provas serão no dia 8 de outubro.