7 de março de 2017

Cultura empossa novos integrantes de Conselhos

Tomaram posse nesta terça-feira (07), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Ambiental e Cultural de Juatuba (Compacju) e do Conselho de Turismo (Comtur). A gestão dos novos conselheiros é para 2017 e 2018. Fazem parte dos Conselhos representantes do Executivo e do Legislativo Municipal, de grupos culturais, artesãos e sociedade civil.

Os novos conselheiros (nove titulares e nove suplentes) foram empossados pela prefeita Valéria dos Santos. Apesar de serem voluntários, todos firmaram compromisso de exercerem com probidade a função para a qual foram nomeados e empossados. A prefeita Valéria destacou a importância desses Conselhos e agradeceu a todos: “Espero que façamos juntos um bom trabalho. A Cultura tem uma bela trajetória em Juatuba, reconhecida por todos. Nós vamos fazer nesta gestão mais do que fizemos na gestão passada. Aqui reativamos os Conselhos da Juventude, do Turismo, criamos os de Patrimônio e da Igualdade Social, esses Conselhos não existiam no nosso município. Nós os criamos e juntos vamos progredir com nossa cidade, eu estou e estarei sempre à disposição de todos para o engrandecimento desse trabalho”, disse Valéria.

A secretária de Cultura, Sônia dos Anjos, lembrou que a Capoeira é um patrimônio cultural imaterial da Humanidade e que em Juatuba essa atividade tem grande importância, principalmente pelos valores positivos que ela agrega para as pessoas, para o município: “Nós queremos cada vez mais valorizar a capoeira na nossa cidade, valorizar nossa cultura local, como a Feira Livre, o Festival de Gastronomia. Nós estamos trabalhando para conseguirmos o registro de Patrimônio Imaterial de nossos benzedores e raizeiros, também para termos uma área de plantio de ervas/plantas/árvores medicinais e fitoterápicas, outros projetos em andamento são o Cine Conhecimento, cursos técnicos voltados para o turismo, a reforma do Coreto Municipal, além de outras iniciativas importantes para Juatuba”, disse Sônia.

A conselheira Neide Maria Araújo do Amaral, representante da sociedade civil, agradeceu a oportunidade de participar desse trabalho que, segundo ela, é uma forma de acompanhar os avanços da cidade. Já o Mestre Guerreiro, representante da Capoeira, emocionado, agradeceu o apoio que tem recebido da Prefeitura de Juatuba: “A cidade me acolheu e também à capoeira, eu cheguei aqui com a cara e a coragem e hoje eu tenho a prefeitura do meu lado. Hoje trabalho com quase 50 garotos da região do Samambaia e esse tem sido um trabalho muito gratificante”, disse Guerreiro, que encerrou a fala com uma “Cantoria de Angola”.

One Comment on “Cultura empossa novos integrantes de Conselhos

felipe
10 de abril de 2017 em 16:31

oi gente